domingo, 4 de outubro de 2009

Terceiro Mandamento: Equipamento de suporte

A bicicleta está pronta. O ciclista está pronto. Faltam os acessórios... ERRADO!

Chamando acessórios diminuímos a sua importância. São componentes imprescindíveis para uma viagem segura. Estão ordenadas por ordem decrescente de importância.

1. Capacete
Quando fui comprar o meu o conselho que me deram foi Experimenta todos. Quando encontrares um com que te sintas bem compra. Depois vês o preço. O capacete não é o acessório mais importante depois da bicicleta. Sem capacete simplesmente não se pode sair de bicicleta.

2. Bebida
Sabe muito bem andar de bicicleta com calor. Mas com sol e exercício desidratamos num instante. Temos de ter sempre no mínimo uma garrafa de água connosco. Um bidão com suporte é a solução mais prática. Estando fresco pode parecer um peso inútil, mas é preferível levar a trazer de volta do que não levar e passar uma hora com a boca seca.

3. Telemóvel
Ou moedas se andarmos na cidade. Precisando de ajuda urgente procura-se uma cabine. Fora da cidade não há cabines e mesmo na cidade nunca se sabe se são a moedas ou cartão, e se funcionam. O ideal é ter o nosso telefone portátil na bolsa.

4. Luvas e calções
Ao fim de alguns dias e quilómetros já a bicicleta deixou mazelas. Para as mãos não ganharem calos as luvas são uma grande ajuda. As adequadas a ciclismo são bastante baratas. Já para o traseiro, vítima mais popular deste desporto, o ideal é ter calções apropriados. Agora são almofadados e reduzem as fricções, só falta pedalarem por nós.

5. Luzes
Para quem pedala ao final do dia, o sol nem sempre chega para tudo o que se quer andar. E os automóveis por vezes parece que não nos vêem... Nada como ter luzes dianteiras e traseiras para nos assegurarmos que vemos e somos vistos.

6. GPS
Quem não sabe muito bem por onde vai, quem se perde facilmente, ou simplesmente quem quer medir a velocidade, safa-se com um simples GPS. Estes aparelhos cada vez fazem mais coisas, incluindo indicar rotas alternativas, estradas vedadas a bicicleta e o que há para ver nas redondezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário