quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Percursos próprios


Uma ciclovia é uma faixa de rodagem para bicicletas. Cada vez se fazem mais para acelerar a circulação e reduzir a poluição. Numa cidade desenhada adequadamente (que respeitasse igualmente as pessoas e as suas opções de transporte) seria o meio de transporte mais ecológico, saudável, rápido, etc.

Existem algumas pistas construídas sobre antigas linhas férreas. Chamam-se ecopistas (nome dado pela REFER que as converteu). A vantagem dessas linhas é que são ininterruptas, seguras, apropriadas para bicicletas e, teoricamente, a distância mais curta entre dois pontos. Um destes dias vou experimentar a de Sever do Vouga.

Quando a pista atravessa zonas naturais é chamada ecovia, como a que fiz em Ponte de Lima. São de enorme beleza e a única alternativa para circular no meio da natureza.

Entre ciclovias urbanas, ecopistas e ecovias espalhadas por todo o país, de que forma rápida se pode escolher onde ir dar umas voltas? No outro dia descobri o Ciclovia. Este site com pouco mais de um ano tem um levantamento bastante completo das páginas sobre os percursos disponíveis pelo país fora, incluindo BTT. Já são quase 1000 quilómetros.

Recomendo fortemente a visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário